Quem somos

Afastado o óbice constitucional com a promulgação da Constituição de 1988, em 03 de junho de 1992, foi fundado o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo - SINOREG-SP, considerando-se a necessidade de uma entidade que se empenhasse no fortalecimento da classe em conjunto e irmanada com as demais entidades representativas, através da propagação do espírito associativo entre seus integrantes, que tivesse poder representativo perante as autoridades do Poder Público, bem como o de responder de forma uniforme coletiva aos dissídios instalados contra cada serventia do Estado pelo sindicato dos funcionários.

Sua denominação escolhida deve-se à fidelidade do texto constitucional, artigo 236, acrescida da sigla do Estado, fato a possibilitar sua vinculação à entidade nacional que venha a ser criada com a mesma finalidade.

Nascido por inspiração e iniciativa dos representantes da antiga Associação dos Serventuários do Estado de São Paulo, inicialmente sua diretoria era composta pelos mesmos membros da diretoria daquela Associação, funcionando em conjunto nas mesmas instalações, na rua Quintino Bocaiúva, nº 107, 8º andar, Centro, São Paulo - Capital.

Seus sócios fundadores foram: José Fernando César Assunção - Presidente; Paulo Tupinambá Vampré - Vice-Presidente; Abílio Antonio Motta Filho -  1º Secretário; Olavo Falleiros -  2º Secretário; Cláudio Marçal Freire -  1º Tesoureiro; Ademar Fioraneli -  2º Tesoureiro; Rubem Garcia, William Sanches Campagnone, José Jacques Cardeal de Godoy, Antonio Augusto Rodrigues Cruz, Lincoln Bueno Alves e Thomaz Clovis Marchetti - membros do Conselho Efetivo.

Com o crescimento de suas atividades, houve necessidade de ampliação das instalações tendo assim o Sindicato, em abril de 1993, se mudado para a rua Stella, 515, no bairro da Vila Mariana, nas dependências que gentilmente foram locadas do digno Dr. Gilberto Valente da Silva.

Com a colaboração dos associados e a boa administração dos recursos, em março de 1995, foi possível a aquisição de uma sede própria, como parte de seu patrimônio, retornando para o Centro Histórico de São Paulo, o Largo São Francisco, nº 34, 8º andar. Assim, o SINOREG-SP pôde melhorar o atendimento e dar bom andamento às suas funções sindicais.

Sempre buscando o equilíbrio nas relações dos notários e registradores e os representantes de seus funcionários, o SINOREG-SP vem ao longo desses anos, respondendo aos interesses de todos, nos dissídios coletivos ou através da celebração de convenções, acordos e contratos coletivos.

Recebeu ainda, o mister legal, pelas Leis Estaduais nºs. 10.199/98 e 10.710/00, da incumbência de arrecadar de todos os notários e registradores e repassar para todos os Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais, as verbas destinadas ao custeio dos atos gratuitos de registro civil, como também à complementação da renda mínima das serventias deficitárias.

Com isto, houve necessidade de ampliação de suas instalações, o que foi feito pela atual diretoria, eleita para o triênio de 2001 a 2003, com a aquisição de meio conjunto no mesmo local, no andar superior (9º andar).

Além das atividades desenvolvidas no sentido de dar assistência e a melhor orientação jurídica nas relações trabalhistas e gerir a arrecadação e o custeio dos atos de registro civil gratuitos, o SINOREG-SP sempre objetivou o desenvolvimento de outros trabalhos em benefício de seus associados, bem como o de criar um meio de comunicação mais ágil e eficiente com os mesmos.