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Treinamento Prático da Caravana da Proteção em Campinas reúne 222 pessoas

05-08-2019

Campanha “Cartórios. Quem Protege Você” percorrerá também Ribeirão Preto e São José dos Campos para capacitar equipes de atendimento
 
Campinas (SP) – Neste sábado (03.07), aconteceu no Hotel Golden Park Viracopos, em Campinas, mais uma edição do Treinamento Prático da Caravana da Proteção, iniciativa das seis entidades paulistas do segmento extrajudicial, Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP), do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Sinoreg/SP), do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo (IEPTB/SP), da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp) e do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP). O curso foi dirigido a substitutos e funcionários líderes das equipes, que disseminarão a campanha interna da proteção em suas unidades.

Ester Krivkin, executiva e CSO da To Be Good, foi responsável por apresentar a campanha “Cartórios. Quem Protege Você” para os presentes. Em suas primeiras palavras, mostrou a opinião da sociedade em relação aos cartórios. “A sociedade acredita que os cartórios são lentos, burocráticos e caros. Em resumo, um ‘mal necessário’ que atravanca a vida das pessoas”, disse.
Apesar dessa negatividade, Krivkin apresentou uma pesquisa realizada em 2015, pelo Datafolha, revelando que os cartórios são a instituição mais confiável do Brasil para 88% dos entrevistados. “Os cartórios são bem avaliados no quesito instituição. A To Be Good também fez um levantamento detectando que 66,4% das pessoas utilizam os cartórios para se sentirem seguras e protegidas”, destacou a especialista, informando ainda que esses levantamentos foram utilizados para formar o slogan da campanha.

Finalizando, a executiva ressaltou que o próximo passo será atingir a população com uma campanha publicitária focada nessa proteção, mas para isto, o primeiro passo será engajar e treinar todos os colaboradores. “Vamos treiná-los e engajá-los para que vocês sejam replicadores desta verdade para seus clientes. Porque a proteção dada pelos cartórios é maior que todos os ‘defeitos’ atribuídos ao segmento”, finalizou.

A campanha “Cartórios. Quem Protege Você” será vinculada nos meios de comunicação com o objetivo de melhorar a reputação das serventias.

Reputação para blindar crises e facilitar negócios 

Na sequência, a psicóloga e consultora de pessoas Pamella Kazantzis falou sobre “Cultura Organizacional e Reputação”. Kazantzis explicou que todo mundo tem cultura e, no caso das empresas/instituições, ela tem o poder de unir os colaboradores. “A cultura precisa ser alinhada com as leis, com a linguagem, com os comportamentos e com as expectativas das pessoas”, falou. A psicóloga salientou para os presentes a necessidade de refletir sobre a cultura atual dos cartórios, porque só desta forma será possível mudar o que não está dando certo e reforçar o que está funcionando.

Sobre reputação, Kazantzis destacou o poder de blindar crises, facilitar e dificultar os negócios. “A reputação é uma pré-requisito para dar certo ou dar errado. Precisamos criar um storymaking (uma boa história), baseada nos valores que os cartórios já possuem e, em seguida, comunicar. A comunicação é a chave do sucesso, se ela não existir, o outro não fica sabendo e você não ganha reputação”.

Para Kazantzis, os cartórios precisam mostrar para população o significado de proteção e, para isso, essa verdade precisa estar na essência de cada colaborador. “Cada funcionário precisa viver a proteção!”, destacou.

O que o cliente mais busca e valoriza no seu atendimento
Coube à diretora da MK5, Marcia Oller, falar sobre o tema “Cultura de Atendimento. Entregando a promessa da sua marca”. Ao iniciar a sua apresentação, a diretora destacou que todo cliente espera ser atendido com atenção, respeito, informação, rapidez e experiência. “O que ele mais valoriza é ser atendido por uma equipe de qualidade e que entregue um serviço diferenciado, além de ser simples, personalizado e divertido”. Oller explica que os clientes podem apresentar diferentes personalidades, como intrapessoal, interpessoal, lógica, linguística, espacial, digital e musical. Exemplificando, que o cliente musical é aquele que precisa de repetições.

Em relação aos colaboradores, Oller definiu que existem três tipos: interesseiro, interessado e interessante. “O interesseiro sempre vai fazer um serviço mal feito, o interessado vai fazer o serviço certinho, já o interessante vai fazer além”, pontuou. Para a especialista em marketing, os líderes precisam ter a habilidade de influenciar pessoas para que trabalhem com entusiasmo visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum.

Uma pesquisa realizada mostrou que 70% das pessoas abandonam ou saem falando mal quando são mal atendidas, 49% porque o atendimento era de baixa qualidade, 30% quando o seu pedido não é solucionado, 21% por falta de atenção, 15% porque mudam para uma solução mais barata ou quando encontram uma solução melhor. “Com esse resultado, notamos a importância de um bom atendimento”, finalizou Oller.

No site www.anoregsp.org.br/cartorioprotege, é possível ter acesso aos slogans da campanha, que podem ser utilizado nos materiais dos cartórios. Além dos treinamentos, os colaboradores terão acesso a um game que utiliza experiência imersiva, gibi, e-book e áudio-book como ferramentas de apoio. 

Confira os depoimentos dos participantes: 

“Os cartórios precisam da campanha “Cartórios. Quem protege você” para que a população possa perceber o nosso verdadeiro significado, que muitas das vezes não é percebido pelos nossos usuários no momento do atendimento”. Edison Darcy Perboni, substituto do Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas de Barão Geraldo.

“O treinamento ajudou a mudar a minha percepção em relação ao nosso trabalho, desta mesma forma, vai ajudar a mudar o pensamento dos usuários sobre os nossos serviços”. Carolina Mendonça Massacani de Souza, escrevente do 3º Registro Civil das Pessoas Naturais de Campinas. 

“A campanha vai ajudar a mudar essa imagem negativa que os cartórios possuem atualmente. Com uma nova reputação, vamos conseguir agregar mais clientes”. Karine de Cassia Victorino Latance, escrevente 1º Tabelião de Notas, Protesto e Registro Civil de Várzea Paulista.  

“Os serviços que os cartórios realizam são importantes para proteger a população, mas infelizmente não é desta forma que somos vistos. A campanha é de extrema importância”. Rogério Faria da Silva, tabelião do 1º Tabelionato de Notas de Botucatu. 

“A iniciativa é bárbara! Os que trabalham há mais tempo nos cartórios, assim como eu, possuem essa preocupação com o atendimento personalizado. Os treinamentos vão ajudar esses colaboradores mais jovens”. Márcia Cristina Sandri, substituta do Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições, Tutelas e Tabelião de Notas de Artur Nogueira. 

“Se cada colaborador fizer a diferença dentro do seu cartório, vamos conseguir melhorar nosso atendimento e mudar nossa reputação”. Alexandre Rocha, escrevente do 3º Tabelionato de Notas de Jundiaí.   

“Essa iniciativa das seis entidades paulistas é extremamente necessária para melhorar a imagem das serventias extrajudiciais perante a população”. Rogério Costa Felix, escrevente do Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas de Barão Geraldo. 

“A iniciativa da campanha “Cartórios. Quem protege você” é ótima. Os treinamentos vão ajudar, principalmente, os mais jovens em realizar um melhor atendimento”. Daniela Cristiani Banin Conservani, escrevente do Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições, Tutelas e Tabelião de Notas de Artur Nogueira.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Anoreg/SP