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TJ/SP realiza Sessão de Escolha e Outorga e finaliza 11º Concurso Público de SP

03-02-2020

Nesta sexta-feira (31.01) foi realizada a Sessão de Escolha e Outorga do 11º Concurso Público das Serventias Extrajudiciais do Estado de São Paulo, no auditório do GADE MMDC, em São Paulo (SP). Na ocasião, os aprovados escolheram suas delegações de acordo com suas colocações e cartórios disponíveis.

Ao abrir a solenidade, o presidente da Comissão do 11º Concurso, desembargador Márcio Martins Bonilha Filho discursou sobre a importância do respeito aos princípios constitucionais. “Na data da escolha das serventias e em nome da banca examinadora, reafirmo o respeito aos princípios constitucionais da moralidade, da legalidade e da transparência em quadro de longeva iniciativa corajosa deste Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) perante a inércia do legislativo na regulamentação da matéria, que remonta há quase 21 anos”, declarou Filho.

Na sequência, o corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe relembrou do 1º concurso extrajudicial realizado, e destacou que teve a honra de acompanhá-lo.

Segundo Anafe, o serviço dos notários e registradores de São Paulo tem sido um exemplo para todo o Brasil, e o atual certame contou uma banca de excelência que aprova candidatos de excelência. “O serviço notarial e registral de São Paulo tem sido um exemplo para todo o País. Uma banca de excelência acaba aprovando candidatos de excelência. Meus parabéns pela conquista e muito boa sorte”, disse.

Antes dos candidatos aprovados iniciarem a escolha das serventias, coube ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Geraldo Francisco Pinheiro Franco, encerrar a cerimônia de abertura. “O concurso que ocorre em São Paulo é motivo de muito orgulho para o Tribunal de Justiça. Ele não se executa nos demais estados com a mesma tranquilidade em que aqui ocorre. Por razões diversas, todos têm muitas dificuldades”, encerrou Franco.

A sessão de escolha foi iniciada pelo juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, José Marcelo Tossi Silva, que declarou, em entrevista exclusiva, a importância dos cartórios para o Tribunal de Justiça e Corregedoria Geral.

“Os cartórios devem ser providos na forma da Constituição e devem ser geridos e administrados por titulares concursados. A importância no Estado de São Paulo, da realização dos concursos e o provimento dos cartórios são considerados de extrema relevância pelo Tribunal de Justiça, pela Corregedoria Geral de Justiça e nos esforçamos ao máximo para que sejam feitos e concluídos com sucesso”, comentou o juiz auxiliar.

Durante a solenidade, a presidente da Associação de Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP) e do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), Giselle Dias Rodrigues Oliveira de Barros, e o presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib), Sérgio Jacomino, estiveram presentes para prestigiar os candidatos aprovados.

“Esses concursos são muito importantes. É um orgulho para São Paulo que estejamos no 11º concurso e na iminência de começar o 12º. É muito importante para a carreira que os profissionais sejam escolhidos pela meritocracia, isso muda o perfil dos tabeliães e dos registradores”, declarou Giselle.

Após a Sessão de Escolha, a Anoreg/SP entregou um kit aos aprovados com cartazes de Selo Digital, Libras, Localize para atualizar o novo cartório, manuais e adesivos de libras, cartilha e bótons do cartório protege, pasta com orientações sobre a entidade e seus serviços, além de uma ficha de associação e duas revistas.

Confira aprovados

 Após a audiência de escolha das unidades, os recém-empossados comentaram suas expectativas para as novas delegações. “Escolhi o Notas de Jundiaí primeiro porque tenho uma vocação para notas, sempre gostei e adoro a atividade. É uma atividade que exige muito do tabelião para prestar um bom serviço para a comunidade em que ele vai estar inserido”, explicou Marfisa Oliveira Cacau, agora tabeliã do 2º Tabelionato de Notas de Jundiaí.

“É um desafio muito maior do que eu tinha anteriormente, pois era tabelião de Ribeirão Bonito. Agora vou administrar muito mais pessoas. Terei contato com casos diferentes, com a velocidade muito maior do que a cidade em que eu estava. E agora é a tentativa em manter a qualidade do atendimento que eu prestava em Ribeirão Bonito agora em São Paulo e multiplicar isso pelos colaboradores que terei no cartório”, Henrique de Almeida Prado Franceschi, novo tabelião do 6º Tabelionato de Notas da Capital.

 “Já sou da carreira. Tenho dez anos como registrador de imóveis em São Bento do Sapucaí. Dentro das opções que tinha em mente, o Guarujá foi o cartório com o qual mais simpatizei. A equipe é bastante motivada, e fiz uma escolha que considero bastante feliz”, Francisco José de Almeida Prado Ferraz Costa Junior, novo registrador do Registro de Imóveis do Guarujá.

 “O motivo da minha escolha foi principalmente pelo fato da minha família e eu mesmo ser paulistano. Passei quatro anos e meio em uma serventia menor, e pude aprender bastante lá o procedimento de como um cartório funciona. Tive bastante experiência e me senti preparado para assumir desafios maiores”, Vladimir Segalla Afanasieff, novo registrador do 7º Registro de Títulos e Documentos da Capital.

Em breve o resultado final das escolhas será divulgado pelo TJ/SP.

Fonte: Assessoria de Imprensa