Notícias

TJ/MG: Presidente Nelson Missias recebe homenagem dos Registradores

17-09-2018

O magistrado foi agraciado com a Medalha de Mérito Registrador Nicolau Balbino

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, foi agraciado hoje, 14 de setembro, com a Medalha de Mérito Registrador Nicolau Balbino, outorgada pela Associação dos Serventuários de Justiça de Minas Gerais (Serjus –Anoreg/MG). A homenagem foi durante a abertura oficial do XXVII Congresso Estadual dos Notários e Registradores, oportunidade em que o desembargador compôs a mesa de honra.

A comenda, em sua primeira edição, destaca a atuação de personalidades que deram contribuição relevante para o desenvolvimento, aprimoramento e consolidação dos serviços extrajudiciais em Minas Gerais e no Brasil. Além do desembargador Nelson Missias, receberam a Medalha de Mérito o desembargador Ricardo Dip, do Tribunal de Justiça de São Paulo; o registrador Francisco José Rezende dos Santos, do 4º Registro de Imóveis de Belo Horizonte, e o registrador Roberto Dias de Andrade, do Registro de Imóveis de Viçosa e deputado estadual de Minas Gerais.

De acordo com a associação, a escolha do registrador Nicolau Balbino Filho, falecido em fevereiro deste ano, para patrono da medalha está alicerçada na importância de sua trajetória profissional para o desenvolvimento e fortalecimento das atividades notariais e de registro no País. Seus estudos e obras publicadas, entre elas o livro “Registro de Imóveis – Doutrina – Prática – Jurisprudência”, ajudaram a qualificar gerações de registradores, além de ser a base para estudiosos do Direito Notarial e de Registro, destacando sempre o exercício responsável e ético da profissão.

Congresso

“Os cartórios e suas repercussões sociais e econômicas na atualidade” é o tema central do evento, que teve início ontem e reúne, até amanhã, todas as entidades representativas dos notários e registradores mineiros.  Participam do congresso representantes do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), Sindicato dos Notários e Registradores de Minas Gerais (Sinoreg/MG), Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil, Instituto de Registradores de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Minas Gerais, Colégio Notarial do Brasil e Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais.

 

Fonte: TJ/MG