Notícias

TJ/SP – TJ/SP instalará duas varas da Família na Comarca de Barueri

Cerimônia será transmitida ao vivo

01-04-2021

O Tribunal de Justiça de São Paulo instalará, na segunda-feira (5), às 14 horas, a 1ª e a 2ª Vara da Família e das Sucessões da Comarca de Barueri. O presidente do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, participará do evento on-line, que será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do TJSP:  www.youtube.com/tjspoficial  

As varas da Família e Sucessões são responsáveis por processar e julgar litígios relacionados a temas como inventários, testamentos, separação judicial, divórcio, anulação de casamento, investigação de paternidade, ação de alimentos, entre outros. Segundo a juíza diretora do fórum de Barueri, Anelise Soares, já havia uma expectativa por essa especialização. Uma combinação de fatores possibilitou o momento: organização de espaço adequado, colaboração de magistrados na cessão de servidores e eleição da instalação como prioridade pelo Tribunal. “A comunidade ganhará muito, pois a especialização gera maior eficiência, além de somarmos o trabalho de mais dois juízes ao dos demais magistrados na nossa comarca. Não haverá redistribuição de feitos, de forma que as varas nascem com uma excelente perspectiva de se organizarem bem e de prestarem um excelente trabalho à população”, afirmou. Os magistrados titulares das varas são os juízes Jose Fernando Azevedo Minhoto (1ª) e Fábio Luís Bossler (2ª). 

Na Comarca de Barueri existem 131.859 ações em andamento, sendo que, destas, 38.794 tramitam nas seis varas cíveis; 14.574 nas duas criminais; 73.407 na Vara Única da Fazenda Pública; e 5.082 na Vara do Juizado Especial Cível e Criminal (dados de fevereiro/21). Apenas no mês de fevereiro foram recebidos 2.131 novos processos. A cidade possui 274.182 habitantes (IBGE/19) e faz parte da 1ª Região Administrativa Judiciária – Grande São Paulo, que tem Laura de Mattos Almeida como juíza diretora. 

Fonte:  TJ/SP