Notícias

Senado: CSF pode realizar agenda de atividades sobre fake news

11-07-2019

A Comissão Senado do Futuro (CSF) se reúne, nesta quinta-feira (11), para votar requerimentos. Entre eles, o REQ 9/2019, do senador Rogério Carvalho (PT-SE). Ele pede a realização de uma agenda de atividades, envolvendo debates, audiências públicas e missão oficial para estudos, sobre o tema “A interferência das Notícias Falsas (Fake News) no debate público e ameaças à Democracia”.

De acordo com o autor, o objetivo do requerimento é debater o risco das fake news para a democracia, pois é importante considerar que a internet transforma todo cidadão em um “potencial produtor de notícias ou de opiniões”. Segundo ele, no mundo dos produtores de notícias falsas não há a cultura do compromisso com a verdade, de tal modo que a desinformação virou elemento capital na esfera dos debates públicos, influenciando diretamente o processo eleitoral e contaminando as mais diversas esferas da democracia.

“Devemos abordar o problema das fake news e as iniciativas legislativas e de políticas públicas, tanto nacionais quanto internacionais, para alocação de riscos, direitos e responsabilidades associados à produção, disseminação e consumo de notícias falsas”, defende o parlamentar.

A reunião da CSF ocorrerá às 11h, no plenário 19 da Ala senador Alexandre Costa.

 

Fonte: Senado