Notícias

Seminário aborda administração de cartórios extrajudiciais

17-08-2015

Aulas serão dadas por professores da FGV, Ibmec e ESPM; curso é dirigido aos aprovados em concursos públicos e aqueles que desejam conhecer técnicas modernas de administração

A Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (AnoregSP) realiza no dia 5 de outubro, das 8h às 19h, a “Jornada de Administração de Cartórios Extrajudiciais”.

A programação foi elaborada para explicar aos novos titulares de cartórios como enfrentar os desafios do dia-a-dia da administração de um cartório extrajudicial. As aulas também são direcionadas àqueles que desejam se atualizar sobre as modernas técnicas de administração, recursos humanos e marketing.

“Percebemos a demanda a partir das diversas consultas que recebemos dos aprovados no 4º Concurso de Notas e Registro Civil das Pessoas Naturais. Após passar no concurso, o desafio é administrar o cartório, é entender e tornar mais eficiente cada organização”, explica Ruy Pinho, vice-presidente da instituição.

Segundo Ruy, é normal que o aprovado em concurso assuma o cartório sem ter noções de administração de empresa, essenciais para gerenciar um cartório. “O edital exige muito conhecimento de Direito, mas quando o aprovado tem que encarar a administração do cartório fica surpreso com as dificuldades práticas, e há toda uma ciência da Administração que pode e deve ser utilizada pelo titular do cartório. O objetivo desta Jornada é apresentar um pouco desta ciência e mostrar como essas ferramentas da Administração podem ser úteis a construir um melhor cartório para o público consumidor destes serviços e também para os funcionários e para a gerência do cartório”, afirma.

Para participar, basta entrar em contato com a AnoregSP (tel. 11/3104-4187) e solicitar a ficha de inscrição. Valores com desconto até 25 de setembro: R$ 200 (sócio); R$ 300 (não-sócio). Mais informações com Luana Rodrigues (luana.rodrigues@anoregsp.org.br).

Professores

A equipe de professores selecionados para as aulas inclui o professor da FGV e ESPM José Luiz Tejon, autor de 8 livros sobre administração e eleito como um dos seis melhores palestrantes do país (9º Prêmio Top of Mid).

O professor de Economia de Empresas do IBMEC-SP, Mauricio Moura, abordará os aspectos fundamentais de apuração de resultado, metas e orçamentos, além da gestão de receita e despesas.

Outro professor do Ibmec-SP que participará das exposições será o coordenador do Departamento de Administração Geral do Ibmec, Ilan Avrichir, que tratará das estruturas organizacionais.

Gabriela Vieira Borges, administradora de empresas e especialista em relações públicas e marketing, ensinará métodos e técnicas para melhorar a qualidade nos serviços de cartórios.

Currículo dos professores e temas abordados

Jose Luiz Tejon

Professor de pós graduação da FGV e da ESPM – São Paulo. Consultor estratégico do Grupo O Estado de S. Paulo e da Direkt.

Presidente do conselho da ABL (Associação Brasileira de Listas). Conselheiro efetivo da ABMRA (Associação Brasileira de marketing Rural e Agronegócio). Membro do conselho do PENSA – FEA – USP. Publicitário e jornalista, articulista do jornal da Tarde de São Paulo e comentarista da Rádio Eldorado de São Paulo e Rede Transamérica de Rádio. Especialização em marketing na Pace University dos Estados Unidos e em Liderança no INSEAD da França. Autor de 8 livros, dentre os quais LIDERANÇA PARA FAZER ACONTECER, tema da sua palestra. Eleito como um dos seis melhores palestrantes do país pelo 9º premio Top of Mind de Recursos Humanos. Como executivo , foi Diretor Geral da Oesp Mídia, empresa do Grupo O Estado de S. Paulo e Diretor de Marketing da Agroceres, nos últimos 20 anos.

Temas da aula:

– Os fundamentos da liderança

– Os desafios dos líderes no século XXI

– A liderança e a gestão de pessoas nas situações de crise

– O que é preciso desenvolver no líder para diferenciá-lo de um chefe ou de um gestor

– Os 3 c’s da liderança : Coração, Cabeça e Coragem.

Ilan Avrichir

Engenheiro de Produção formado pela POLI/USP. Mestre e Doutor em Administração de Empresas pala EAESP-FGV. Trabalhou 15 anos em organizações de médio e grande porte, como a Indústria de Confecções Vial Romana, Banco Francês e Brasileiro e Andersen Consulting. Há 10 se dedica predominantemente ao ensino e pesquisa. Leciona as disciplinas de Teoria Organizaconal e Comportamento Organizacional no MBA do Ibmec e na ESPM, onde coordena o Departamento de Administração Geral.

Temas da aula:

– Os princípios básicos do projeto de estruturas organizacionais.

– O que devemos levar em conta para fazê-lo?

– É difícil alterar a estrutura de uma organização existente?

– Afinal, em que consiste a estrutura e seu projeto?

Mauricio Moura

Economista formado pela Universidade de São Paulo. Mestre pela University of Chicago e Doutorando em Finanças na FGV-SP.

Professor de Economia de Empresas do IBMEC-SP. Associate do Lazard Investment Banking, banco de investimentos especializado em Fusões e Aquisições.

Temas da aula:

– Importância do Planejamento Estratégico e Financeiro

– Aspectos Fundamentais de Apuração de Resultado, Metas e Orçamentos

– Gestão de Receita e Despesas

– Ferramentas de alavancagem de resultados financeiros.

Gabriela Vieira Borges

Administradora de empresas. Especialista em Relações Públicas e Marketing. Formada pela New York University, com experiência em empresas internacionais de renome. Contribuiu para a elaboração de projetos estratégicos de Comunicação e Marketing de empresas norte-americanas, focadas tanto em países da América Latina quanto no mercado doméstico dos Estados Unidos. No exterior atuou como coordenadora do grupo de Comunicação Integrada da StarMedia Network, Inc. e como gerente sênior de Comunicação e Marketing da Vonage Holdings, Corp. Em São Paulo serviu como gerente de marketing do time de Service Provider da Cisco Systems. Sócia-fundadora da Vieira e Train Comunicação.

Temas da aula:

– O que espera quem compra um Serviço de um Cartório?

– Definições importantes

– Serviços

– Quais Tipos de Serviços

– Características dos Serviços

– O que é um Pacote de Serviços?

– Serviços de um Cartório

– Qualidade Total x Qualidade Percebida

– Gerir e Avaliar a Qualidade nos Serviços

– Comunicação em Serviços

– Clientes em Serviços

 

Fonte:  AnoregSP