Notícias

Secretaria da Educação e Cartórios abrem Projeto Adoção Afetiva com ação na Capital

21-03-2018
Ação do 29º Tabelionato de Notas na escola estadual Cesar Martinez, em Indianópolis, marcou o lançamento do projeto que reúne 166 cartórios paulistas  
 

A escola estadual Cesar Martinez, na zona sul da cidade de São Paulo, adotada pelo 29º Tabelionato de Notas de São Paulo, recebeu na tarde desta terça-feira (20.03) a abertura oficial do Projeto Adoção Afetiva, uma iniciativa da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).

A ação marcou também o Dia Estadual da Adoção Afetiva, que reuniu ações simultâneas em várias cidades do Estado de São Paulo. Ao todo, 166 Cartórios integram a iniciativa que busca proporcionar melhorias estruturais, de informação e de engajamento com a comunidade escolar em prol da educação paulista.
 
O evento na escola paulistana contou com a presença do secretário de Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini, que falou sobre a importância da parceria com os cartórios. “Os titulares de cartórios têm muito a oferecer em termos de aperfeiçoamento da gestão e administração, além de trazer um abraço de alento, consideração e respeito”, destacou.

“Vejo que a informatização permitiu que os cartórios caminhassem ano-luz à frente do próprio Poder Judiciário. Eles têm uma visão – que foi intensificada pela Constituição – de iniciativa privada, de otimização de recursos, de reengenharia, de organização e método, de utilização de todas as sistemáticas para tornar os atos menos burocráticos e mais eficientes. Vamos juntos fazer a diferença na educação do Estado”, completou o secretário, que foi homenageado pelas crianças da escola.


  
Presente ao evento, o presidente da ANOREG/SP, Leonardo Munari de Lima, falou dessa importante iniciativa que conta, ao todo, com 166 cartórios voluntários. “O Projeto Adoção Afetiva foi criado com o objetivo de contribuir com a melhoria das condições da educação do Brasil. Notários e Registradores estão promovendo, simultaneamente, diversas ações para alunos de toda a rede estadual”, afirmou.


 
O evento também contou com a presença de Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP).


 
Projeto do 29º Tabelionato
 
Desde o início do mês de março, a Escola Cesar Martinez, que possui 380 crianças do Ensino Fundamental I, com idade entre 5 e 11 anos, foi adotada pelo 29º Tabelionato de Notas da Capital, administrado pela tabeliã Priscila de Castro Teixeira Pinto Lopes Agapito. Simultaneamente, o cartório começou a promover diversos projetos sociais e melhorias no ambiente escolar, como a revitalização de ambientes, apoio pedagógico, oficinas educativas e atividades culturais, esportivas e recreativas.


 
“Para o dia de hoje preparamos algumas ações. Três dentistas realizaram uma apresentação educativa de higiene e prevenção em saúde bucal para as crianças, um outro grupo realizou uma festa do “parabéns” para todos que completaram aniversário nos meses de janeiro, fevereiro e março e também montamos uma apresentação do coral da escola”, contou a tabeliã. 
 
“O Projeto Adoção Afetiva é extremante importante. Ele abre espaço para que possamos pensar além daquilo que é proposto. A iniciativa ajuda tanto em questões pedagógicas como na estrutura da escola. O cartório está me ajudando a construir salas temáticas para que funcionem como suporte/apoio aos estudantes”, afirmou Roseli Aparecida Leite, diretora da escola.
 
Para a supervisora de ensino, Dilma Franque, a iniciativa tornou o ambiente escolar mais prazeroso. “Hoje estamos sentindo um prazer enorme de estar aqui e percebemos que tanto os alunos como os professores têm demonstrado o mesmo. Cada voluntário, dentro da sua potencialidade, está colaborando para a aprendizagem do aluno”, destacou.


 
Voluntariado
 
A tabeliã Priscila Agapito conseguiu reunir aproximadamente 115 voluntários com formações profissionais distintas para auxiliar em diferentes ações do projeto. O grupo é composto por amigos, funcionários do cartório e mães da região de Moema.
 
“Juntos estamos conseguindo fazer várias missões na escola como: horta, higiene bucal, aulas de teatro e, além disso, estamos montando um laboratório de Ciências, uma matemoteca, uma sala de “faz de conta” e um local para as crianças praticarem yoga”, explicou Agapito.


 
Uma das iniciativas é o “Bazar beneficente” que arrecada verbas por meio de itens doados. A doação pode ser desde roupas e calçados até acessórios, livros, brinquedos e utensílios para o lar. Um dos voluntários é o ator Dado Martinez que está dando aula de teatro para os alunos. “Quando nos reunimos, começamos a falar não só dos alunos, mas também do bem-estar do corpo docente e dos pais, por isso, a iniciativa se tornou tão maravilhosa”, afirmou.
 
“Estamos vendo essa parceria com os cartórios como um ponto muito positivo para as nossas crianças, principalmente, nos trabalhos pedagógicos. Esperamos que o projeto possa crescer ainda mais”, comemorou Patrícia Akimi Tuzita, mãe de um dos alunos da escola e integrante da Associação Pais e Mestres (APM).


 
“A Escola Cesar Martinez e o 29º Tabelionato de Notas da Capital são um exemplo de parceria. A Priscila e a direção da escola estão fazendo um ótimo trabalho. Eles conseguiram realizar o principal objetivo do projeto: todos (cartório, escola e comunidade) unidos em prol do futuro das crianças”, finalizou Munari.
 
O Projeto
 
Projeto Adoção Afetiva é uma parceria entre a ANOREG/SP e a Secretaria da Educação, com o apoio das associações representativas da atividade extrajudicial: Sinoreg/SP, Arisp, Arpen/SP, CNB/SP, IEPTB/SP e IRTDPJ/SP e do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
 
Acesse www.adocaoafetivasp.com.br e conheça um pouco mais do projeto que beneficiará diversas crianças em diferentes municípios do Estado.
 

Conheça e compartilhe as redes sociais do projeto:
 
www.adocacaoafetivasp.com.br/ Facebook: adocaoafetiva/ Instagram: adocaoafetiva / Twitter: @adocaoafetiva
 
Fonte: Assessoria de Imprensa ANOREG/SP