Notícias

Reunião estratégica das associações do setor extrajudicial lança o projeto ‘Cartório Protege Você’

10-04-2019

Presidentes e diretores das entidades representativas do extrajudicial reuniram-se para dar início ao projeto de publicidade institucional “Cartório Protege Você”, que terá como foco a mudança da imagem da categoria perante à sociedade, por meio de ações estratégicas com a agência Lew Lara.
 
A reunião, que aconteceu no escritório To Be Good em Pinheiros (SP), teve o objetivo de definir ações, canais e formas de comunicação com a sociedade.  A presidente da Associação dos Notários e Registradores da Anoreg/SP, Giselle Dias Rodrigues O. de Barros, explicou a necessidade da ação.

“Este projeto é muito importante para os cartórios. Participamos e continuamos participando dos maiores e mais importantes processos de desburocratização e desjudicialização pelos quais o Brasil tem passado. Contribuímos para desafogar o Judiciário, para a fiscalização do recolhimento de tributos, fornecemos gratuitamente inúmeras informações para as principais políticas públicas do país, contribuímos para todos os processos de modernização e transformação das instituições familiares e econômicas, e mesmo assim o cidadão ainda não nos reconhece como agentes fundamentais de todas estas mudanças”, destacou Giselle Barros. 

Na ocasião, os representantes do extrajudicial realizaram uma apresentação individual pontuando a importância dos serviços prestados pelos cartórios e também discorreram sobre os maiores desafios e dificuldades da classe.

Claudio Marçal Freire, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e também do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Sinoreg/SP), destacou que o atual desafio é melhorar as Centrais de Informações para proporcionar à população uma maior autonomia de serviços. “Sobre o Projeto, ele é importante porque ajudará a despertar na classe uma visão de melhoria, e também a sociedade perceberá que os serviços estão evoluindo com mais agilidade”, disse.

A presidente da Anoreg/SP salientou a busca pelo reconhecimento que a classe almeja. “Prestamos um serviço público, sem ônus algum para o Estado, com eficiência e excelência. Precisamos nos apresentar adequadamente para a sociedade, para o usuário dos nossos serviços, para o Legislativo e para o Judiciário, a fim de que sejamos reconhecidos como aliados da população e dos demais poderes em todos os processos de desburocratização, proteção e evolução pelos quais passamos. Precisamos assumir as escolhas da nossa trajetória, com orgulho de todo o caminho percorrido até aqui, e construir um futuro de reconhecimento e respeito pela proteção que os cartórios garantem”, finalizou.

O presidente da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp), Flaviano Galhado, pontuou que o foco do projeto é mostrar que os cartórios protegem o cidadão em todos os atos do dia a dia. “Vamos mostrar a importância do segmento extrajudicial como elemento de segurança para os atos da vida civil”.

Representando o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP), Ana Paula Frontini, explicou que o maior desafio é conscientizar a população sobre a importância do segmento e também a própria classe em relação aos serviços oferecidos. “Precisamos valorizar mais os nossos usuários e, com isso, vamos ganhar o reconhecimento da sociedade”, disse.

O presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo (IEPTB-SP), José Carlos Alves, destacou que os cartórios são importantes para ajudar na desjudicialização do Poder Judiciário e também para economia do País, ressaltando que “esses assuntos são viés importantes para destacar para população”. 

O vice-presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), Gustavo Renato Fiscarelli, afirmou que o projeto visa revolucionar a imagem das serventias. “Os cartórios são uma instituição forte e com credibilidade e, por isso, precisamos nos colocar perante a sociedade como eficientes e de fácil acesso”, afirmou.

Encerrando a reunião, o publicitário, fundador e chairman da Lew Lara/TBWA e CEO da To Be Good, Luiz Lara, falou que a campanha será trabalhosa, mas que os cartórios estão no caminho certo para se firmar perante todos.

A reunião contou com a presença também de PH Gomes, criativo e CCO da To Be Good; Ester Krivkin, executiva e CSO da To Be Good; Pedro Lara, planejador e gestor de Projeto da To Be Good; Bruno Macedo, futurista e designer de Experiências de Futuro na Rito; Edmour Saiani, engenheiro, pós-graduado em marketing e especialista em treinamento de atendimento ao consumidor; Jeni Ogihara, facilitadora visual; e Claudia Feitosa-Santana, neurocientista, arquiteta e engenheira.

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Anoreg/SP