Notícias

No Dia Nacional do Surdo, conheça o sistema de atendimento para deficientes auditivos da Anoreg/SP

26-09-2018

Desde 2016, a associação oferece intérpretes em cartórios para auxiliar pessoas com surdez

 

Nesta quarta-feira (26.09), celebra-se o Dia Nacional do Surdo e, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas no Estado de São Paulo, há cerca de 1,8 milhões de pessoas com surdez.

Para vencer as barreiras da comunicação, a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP) oferece, desde 2016, o sistema de atendimento em libras em mais de 1,5 mil cartórios de todo o Estado.

O projeto foi desenvolvido para cumprir a Lei nº 13.146/15, responsável por regulamentar a prestação de serviços às pessoas portadoras de deficiência, além de oferecer acessibilidade aos deficientes auditivos.

Esse sistema de atendimento já auxiliou milhares de pessoas com surdez que precisaram procurar uma serventia para realizar os mais diversos serviços, como o casamento. Em agosto deste ano, por exemplo, o Registro Civil das Pessoas Naturais de São Mateus, na capital paulista, pode realizar a celebração matrimonial de um casal de deficientes auditivos graças ao serviço.

Na ocasião, a registradora Daniela Silva Mroz, responsável pelo cartório, comentou sobre a utilização do sistema de libras. “A nossa serventia já costuma realizar atendimentos pela ferramenta. Ela funciona perfeitamente e é bem simples de utilizar”, disse.

A Anoreg/SP disponibiliza o Sistema de Atendimento a Deficientes Auditivos para todos os cartórios associados, através do portal anoregsp.org.br. A utilização é bem simples, exigindo apenas um microcomputador ou notebook com câmera de vídeo e caixa de som ou fone de ouvido/microfone com conexão mínima de 4MB de internet (1MB de upload).

O sistema funciona em desktops, notebooks, tablets e celulares com conexão mínima 3G, e conta com uma central de intérpretes de Libras, responsável pela mediação da comunicação com o atendente do Cartório.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa