Notícias

Jornalista e professor da USP, Clóvis de Barros, ministrará palestra no XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro

07-11-2018

Além da presença de autoridades do segmento jurídico, o XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro também contará com a participação de nomes reconhecidos de outros setores. No segundo dia do evento, o jornalista e professor da Universidade de São Paulo (USP), Clovis de Barros Filho será responsável por ministrar o painel Ética e Felicidade.

A mesa, que será mediada pelo tabelião Márcio Baroukel, abordará a importância da ética dentro da sociedade e qual o seu papel no desenvolvimento da felicidade.

“Ética não é uma tabela pronta em duas colunas onde todas as atividades do homem estariam catalogadas em autorizado e desautorizado. Esta tabela, se existisse, estaria caduca no instante mesmo da sua elaboração, porque a cada segundo estamos defrontados com situações inéditas, novos desafios e problemas ainda não enfrentados. Por isso ética é um exercício coletivo de inteligência que busca a identificação dos princípios de convivência. Tais princípios são tão relevantes, tão importantes, tão significativos que muitos de nós os denominamos de valores. Ao garantir uma convivência mais sadia, mais adequada a todos, reflexão sobre a ética é inseparável da reflexão sobre a felicidade desde os gregos até o pensamento contemporâneo”, afirmou o jornalista Clóvis de Barros.

“Debater ética dentro de um evento como este é essencial. Porque não há o exercício de uma função pública sem ética. Nas recentes eleições no Brasil, por exemplo, a matéria da ética foi um dos temas mais debatidos já que no exercício da função pública, a ética é um princípio básico. Sem ela, não se vai há lugar nenhum”, afirmou o tabelião, Márcio Baroukel. “Também gostaria de destacar a minha alegria em participar deste Congresso da Anoreg/BR. Esse que é um evento anual e que é de muita importância para a classe notarial e registral porque o desenvolvimento, a afirmação da categoria que é muito criticada. E dentro desses congressos, a classe tem a oportunidade de mostrar a inteligência de notários e registradores”, completou.

O painel Ética e Felicidade será realizado na terça-feira (12.11) às 14h30. As inscrições para o XX Congresso Brasileiro Notarial e de Registro já estão encerradas. Interessados que não conseguiram realizar sua inscrição, poderão acompanhar toda a cobertura do evento por meio do site e das redes sociais das entidades organizadoras.

Sobre o Congresso

Reconhecido como o mais importante evento destinado a notários e registradores no País, o XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro é evento promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) em parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP).

Esta sua 20º edição será realizada entre os dias 12 e 14 de novembro, na cidade de São Paulo (SP). O Congresso contará com a presença de especialistas e autoridades de renome, visando ampliar o conhecimento de notários e registradores de todo o País sobre os serviços extrajudiciais. Além disso, também serão realizados durante o evento, uma Feira Tecnológica, uma Confraria Literária e a cerimônia de entrega do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR, certame que reconhece os melhores cartórios e tabelionatos do País em questão de excelência e qualidade na gestão organizacional e na prestação de serviços aos usuários.