Notícias

ITI – Em reunião no Rio de Janeiro, ITI e Inmetro avançam na parceria para uso do certificado digital

08-07-2019

A parceria do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) avança para o credenciamento da entidade de controle de qualidade e normas técnicas como Autoridade Certificadora da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. O diretor-presidente, Marcelo Buz, se reuniu com o diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Marcos Trevisan, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 1º de julho.

Buz defendeu que a participação do Inmetro como AC na cadeia da ICP-Brasil evidencia a importância da Infraestrutura para garantia da segurança em processos eletrônicos nas mais diversas áreas. O Instituto tem como objetivo fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade e da segurança de produtos e serviços.

O uso de certificado digital também é difundido em soluções de segurança para aplicações diversas envolvendo sensores e dispositivos de Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês) e em instrumentos de medição como bombas de combustível, balanças e relógios medidores de consumo de energia elétrica. A aplicação neste contexto baseia-se em um modelo tecnológico de segurança consagrado em outros cenários com redes e sistemas computacionais.

Na reunião – que também contou com a participação de representantes do setor de energia elétrica -, foram apresentadas pelo ITI possíveis aplicabilidades do certificado digital no padrão ICP-Brasil em processos que garantam a rastreabilidade e segurança na medição do consumo de energia elétrica.

“Iniciamos uma aproximação para a construção conjunta a quatro mãos em parceria com a iniciativa privada para agregar a segurança do certificado digital ICP-Brasil à tecnologia da internet das coisas utilizadas no setor elétrico”, declarou Buz.

O Comitê Gestor da ICP-Brasil editou em 2018, resolução que apresenta critérios de certificação digital do tipo objetos metrológicos. Esse tipo de certificado só pode ser emitido para instrumentos de medição regulamentados pelo Inmetro.

O assessor especial do ITI Ruy Ramos também participou da reunião no Rio de Janeiro.

 

Fonte: ITI