Notícias

Implementação de Infra-estrutura em Chaves Públicas Temporal

26-08-2015

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) apoiou o trabalho dos alunos de graduação Geovani Ferreira da Cruz e Guilherme Steinmann sobre Infra-estrutura em Chaves Públicas Temporal, apresentado no VII Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais que aconteceu entre os dias 27 e 31 de agosto no Rio de Janeiro.

O trabalho aborda uma proposta de implementação de autoridade certificadora temporal que possibilitará o envio de documentos eletrônicos para o futuro. Este processo encontra aplicabilidade em licitações públicas, depósito legal de documentos eletrônicos, testamentos, provas de vestibulares, sigilo temporal de informações governamentais, agendamento de pagamentos eletrônicos, entre outras.

A implementação proposta proverá os serviços criptográficos temporais através de um módulo de relógio seguro (CSM). Este módulo é um hardware, semelhante a um módulo de hardware seguro (HSM), inviolável que fornecerá data e hora legais à autoridade certificadora temporal.

A Camara-e.net pretende agora encaminhar a proposta ao ITI, para estudos no âmbito da Comissão Técnica do Comitê Gestor da ICP-Brasil.

Fonte : Camara-E.Net