Notícias

IBDFAM: ‘Famílias Homotransafetivas’ será tema de simpósio acadêmico em congresso da ABRAFH; Instituto concorre a prêmio

21-06-2018

Com o tema “As famílias LGBTI+ e a resistência no afeto. Contra qualquer tipo de retrocesso, avançaremos em proteção, dignidade e respeito”, o 2º Congresso Internacional da ABRAFH – Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas será realizado entre os dias 17 a 20 de julho, em Brasília. E um dos destaques do evento será o “Simpósio Acadêmico sobre as Famílias Homotransafetivas”.

Para o presidente da ABRAFH, Saulo Amorim, os simpósios acadêmico-científicos são importantes espaços de discussão e reflexão das experiências e demandas da comunidade LGBTI no cenário nacional. E quando se trata de assuntos tão importantes, como é o caso do simpósio sobre as Famílias Homotransafetivas, o debate precisa de ainda mais destaque.

“Vamos propor reunir a produção acadêmica desenvolvida por pesquisadores em várias áreas do conhecimento, nas mais variadas trajetórias, estabelecendo o diálogo entre os diferentes campos do conhecimento, com foco na interdisciplinaridade do assunto”, afirma o presidente.

Os participantes do trabalho científico do simpósio puderam se inscrever até junho e a proposta é discutir de forma bastante ampla e com diversos dados sobre o tema.

Prêmio ABRAFH

O Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM foi indicado pela Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas – ABRAFH ao Prêmio ABRAFH de Respeito à Diversidade 2018, na categoria “Entidade”.

O Prêmio ABRAFH celebra o “Respeito à diversidade” como via de concretização dos direitos fundamentais das pessoas LGBTI+ e suas famílias. Na categoria “Entidade”, é dedicado às instituições que se destacam pelo trabalho em defesa dos direitos humanos, sobretudo no campo da defesa da diversidade sexual e de gênero. Ao lado do IBDFAM, concorrem a Aliança Nacional LGBTI+ e a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais).

Além da categoria “Entidade”, também serão premiados os escolhidos nas categorias “Personalidade” e “País”. A escolha será por votação entre os membros associados da ABRAFH.

II Congresso Internacional

Com o tema “As famílias LGBTI+ e a resistência no afeto. Contra qualquer tipo de retrocesso, avançaremos em proteção, dignidade e respeito”, o 2º Congresso Internacional da ABRAFH é voltado não somente à comunidade LGBTI+ brasileira, mas a todos os interessados nas temáticas abordadas no evento, como militantes, advogados, defensores públicos, desembargadores, psicólogos, assistentes sociais.

O evento conta com a parceria da Comissão de Diversidade da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal e do Instituto Brasileiro de Direito de Família – Distrito Federal. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas pelo site.

 

Fonte: IBDFAM