Notícias

IBDFAM: Conexão direito e arte: mostra de cinema enfoca o tema divórcio

13-12-2018

O Centro Cultural de São Paulo promove, até 16 de dezembro, a mostra de cinema “Dias de Abandono – um olhar contemporâneo sobre o divórcio”. A mostra traz uma seleção de filmes que discutem a separação dentro de um contexto mais atual, “quando a problemática da instituição casamento e todos os seus valores morais perdem espaço para os problemas da afetividade e das relações familiares”.

Para Fernanda Barretto, presidente da Comissão de Direito e Arte do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, a mostra sobre o divórcio alinha-se a uma tendência que privilegia uma abordagem diferenciada, transdisciplinar, para os fenômenos jurídicos.

“Analisar a dissolução do casamento a partir de vários olhares cinematográficos oriundos de diversos países do mundo, como Índia, China e França, possibilita perceber aspectos do tema com as peculiaridades de cada cultura. Ademais, uma abordagem dialógica entre direito e arte favorece a renovação do ensino jurídico e permite que o jurista amplie seu olhar com humanismo e perspectiva crítica”, afirma.

São alguns dos filmes da mostra: Felizes juntos (China, 1998); Lunchbox (Índia, 2014); Propriedade privada (França, 2007); O que está por vir (França, 2016); Sem amor (Rússia, 2018) e Sono de inverno (Turquia, 2015).

Confira a programação completa aqui.

Fonte: IBDFAM