Notícias

Governo de São Paulo – Itesp usa tecnologia com drones na regularização fundiária rural

08-03-2019

Georreferenciamento está sendo realizado em mais de 3 mil imóveis rurais na região do Alto Ribeira

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) realiza um trabalho de tecnologia em imóveis rurais da região do Alto Ribeira para regularização fundiária rural de pequenas propriedades.

A atividade consiste no georreferenciamento que está sendo realizado com drones em mais de 3 mil imóveis rurais, em aproximadamente 50 mil hectares nos municípios de São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Ribeirão Grande, Guapiara, Ribeirão Branco, Apiaí, Itaoca e Ribeira.

O processo moderno utiliza a tecnologia de drones ou VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados), com câmeras embutidas, de modo a obter imagens aéreas que são capazes de gerar dados georreferenciados com mais detalhes.

“O Projeto Fotocadastro está sendo executado com recursos do Governo Federal, por meio de convênio com a Fundação Itesp. O trabalho prevê a realização de serviços técnicos especializados de levantamento cadastral, diagnóstico fundiário e levantamento georreferenciado para fins de regularização fundiária”, salienta o diretor-executivo do Itesp, Claudemir Peres.

Fases

Na etapa inicial, o trabalho de campo abrange as seguintes atividades: plano de voo, recobrimento aéreo, coleta de pontos de controle por GNSS, processamento das imagens aéreas, geração do modelo digital e ortorretificação.

Na sequência, serão realizadas instalações de marcos nas divisas dos imóveis rurais, georreferenciamento das suas coordenadas e complementação cadastral para fins de certificação e regularização fundiária.

Até o momento, a Fundação Itesp já promoveu o fotocadastro em quase 5 mil imóveis rurais, chegando a 208 mil hectares nos municípios de São Miguel Arcanjo, Ribeirão Grande, Capão Bonito, Guapiara, Ribeirão Branco, Barra do Chapéu, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Itaoca e Apiaí.

A regularização fundiária promovida pelo Itesp garante segurança jurídica às famílias beneficiadas, uma vez que assegura o direito à sucessão hereditária do imóvel. Leva, ainda, facilidade no acesso ao crédito, uma vez que os imóveis podem ser oferecidos como garantia de financiamentos.

Fonte: Portal do Governo de São Paulo