Notícias

CNB/SP: CNB/SP recebe reunião de produção científica da Ennor

08-04-2019

A primeira reunião do grupo de tabeliães de notas, coordenada por Carlos Brasil, ocorreu na sede do Colégio Notarial

No dia 5 de abril ocorreu na sede do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP), reunião com o grupo de pesquisa e produção científica de tabeliães de notas, organizado pela Escola Nacional dos Notários e Registradores (Ennor), com objetivo de formular artigos com temas importantes de relevância na atualidade para a atividade. Cada especialidade terá um coordenador capacitado na área para o desenvolvimento dos trabalhos. O responsável pelo campo notarial da pesquisa é o 7° Tabelião de Notas de Campinas, Carlos Fernando Brasil Chaves, que pretende realizar periodicamente encontros como esse.

O notário e acadêmico diz se sentir honrado com o convite de coordenar o grupo que recebeu o maior número de inscrições, total de 29, porém apenas 15 foram escolhidos para participar efetivamente da pesquisa acadêmica. “Os notários selecionados têm representatividade em toda a federação, no Brasil inteiro. Temos pessoas de diversos estados, isso dá uma amplitude para a problematização e discussão das questões que envolvem o notariado. É um grupo muito qualificado, pessoas com alta titulação e alto nível de comprometimento com a atividade”.

Ademais, foram expostos alguns dos temas que serão pesquisados, para futuramente tornarem-se artigos que farão parte de um livro. “As linhas de pesquisa abordam a questão da posição da escritura pública no ordenamento jurídico como instrumento de segurança para o Estado e o cidadão; a questão do posicionamento do sistema notarial na Constituição Federal como um efetivador de Direito Fundamental e de Princípios da República Federativa do Brasil; outras linhas vão tratar de questões relacionadas à importância de um ensino de caráter preventivo na graduação e uma abordagem do direito notarial como uma necessidade para o Brasil, que tem mais de 100 milhões de processos em andamento”, conclui o tabelião.

 

Fonte: CNB/SP