Notícias

Clipping – Tribuna de Jundiaí – Moradores do Mato Dentro (SP) realizam sonho e conquistam regularização fundiária

13-12-2019

Oficialização ocorreu em encontro no Paço Municipal com os catorze donos de terrenos

Catorze terrenos do loteamento Parque dos Eucaliptos, no Mato Dentro, em Jundiaí, tiveram suas matrículas regularizadas na tarde da última quarta-feira (11) pela Prefeitura de Jundiaí. A espera de alguns moradores durou 36 anos.

Ana Maria Pereira dos Santos e seu marido, José Quirino, que não pode comparecer ao encontro para oficialização da entrega, comemoram a conquista. “Ter nosso lote regularizado foi uma vitória para mim e meu marido. A gente lutou 19 anos para que isso ocorresse. O loteamento, agora, é nosso. Temos a certeza disso”, disse. “Meu marido faz tratamento contra o câncer no Hospital São Vicente, por isso estou aqui. Obrigado pela entrega da matrícula do nosso lote”.

A gratidão de Ana Maria, para o prefeito Luiz Fernando Machado, reforça a ideia de que a garantia legal indicada pelo termo de regularização é a manifestação da cidadania por meio da oferta de um poderoso direito, a garantia da habitação.

Além do chefe do executivo, participaram do encontro o vereador Roberto Conde, o chefe do Procon Jundiaí, Adilton Garcia, e o diretor do Departamento de Assuntos Fundiários da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Clovis Pinhata Baptista.

O processo tramitava na Prefeitura desde 13 de março de 2002.

Regularizações

De 2017 até hoje, 1.354 lotes já foram regularizados pela Prefeitura de Jundiaí. Seguindo o modelo de cálculo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número, se multiplicado pela quantidade média de membros de uma família, indica que 5.416 moradores de Jundiaí passaram a viver em propriedades regularizadas.

Fonte: Tribuna de Jundiaí