Notícias

Clipping – R7 – Confira dicas para não se dar mal ao comprar ou vender um veículo

22-10-2018

Comprador deve estar atento com possíveis débitos, restrições e vistorias do veículo. Aos vendedores, é recomendada a comunicação da negociação

Os brasileiros interessados em comprar ou vender um veículo devem ficar muito atentos para não caírem em roubadas.

Pensando nisso, o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) listou algumas dicas importantes para ajudar os motoristas.

Compra

A primeira dica para quem quer colocar as mãos nas chaves de um carro novo leva em conta a consulta de possíveis débitos, restrições e vistorias do veículo. Para isso, basta acessar o site do Detran com a placa e o número do Renavam do automóvel.

Preços muito baixos e ofertas tidas como imperdíveis devem ser fatores tratados com desconfiança. A sugestão é de que o comprador consulte sempre a tabela da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para verificar o valor do carro no mercado.

Para aqueles que desejam vender o automóvel, a dica do Detran é realizar a comunicação em um cartório de registros para evitar futuros danos. O registro é feito somente com a assinatura do atual e do futuro proprietário do carro.

Após a informação referente à venda, o novo dono do veículo terá 30 dias para solicitar o novo documento do automóvel. “Em caso de descumprimento, o novo dono é multado em R$ 127,69 e recebe cinco pontos na CNH”, explica do Detran.

Caso o veículo seja negociado sem a comunicação da venda em um cartório, o antigo proprietário pode solicitar um bloqueio administrativo se a transferência não for realizada. Assim, o veículo será removido ao ser parado em uma blitz.

Transferência

No momento em que for realizar a transferência do veículo, o novo dono deve fazer uma vistoria de identificação veicular em uma empresa credenciada pelo Detran. Nesta etapa, é necessário apresentar cópia e original da CNH, comprovante de residência e os documentos que comprovam o licenciamento anual do veículo.

Sobre a placa do automóvel, o Detran recomenda que os motoristas tenham atenção porque em algumas ocasiões será necessária apenas a troca da parte onde está inscrito o nome do município do veículo.

Fonte: R7