Notícias

Clipping – JCNet – Cafelândia testa transmissão de dados direto para cartório (SC)

08-10-2018

A 31ª Zona Eleitoral de Cafelândia (83 quilômetros de Bauru) vai usar o sistema Solução JE-Connect que possibilita transmitir as informações dos boletins de urnas com segurança diretamente das seções eleitorais para o cartório sem a necessidade de transportar fisicamente as mídias de resultados. Assim que acabar a votação, em vez de levar o material até o cartório, ele será transmitido diretamente dos pontos de atendimento em linhas de dados da Justiça Eleitoral já instalados nos postos eleitorais. Na região de Bauru, Agudos, Paulistânia, Bofete e Anhembi também vão testar o sistema.

Em Cafelândia, a experiência será adotada nas urnas do Bairro de Bacuriti (Escola Estadual Professora Jandira de Moraes Nuno) e no município Júlio Mesquita (seção eleitoral da Escola de Ensino Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Joaquim Boiça).

O sistema também está sendo adotado em seção da capital, informa o chefe do cartório da 31º zona eleitoral de Cafelândia, Alcimar Gilbert. Em São Paulo, será na seção eleitoral localizada na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) que retransmitirá os dados para o cartório eleitoral no bairro Santa Ifigênia.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) baixou a resolução nº 446/2018 que dispõe sobre a transmissão de boletins de urnas nas Eleições Gerais de 2018 e especifica as normas a serem obedecidas.

Em Agudos, a transmissão de boletim de urna pela Solução JE-Connect será feita da Escola Estadual Maria Bataglin Delazari no Distrito de Domélia onde está seção eleitoral e da creche Aparecida Gomes/Emei Julieta A.F. do Nascimento de Paulistânia para o cartório eleitoral na sede. De acordo com chefe do 007ª Zona Eleitoral de Agudos, Fernando Pinheiro Caveni, o sistema é desenvolvido pelo próprio Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

Em Bofete, um ponto de transmissão fica na Escola Estadual Anselmo Bertoncini e Emefei Lucy Cordeiro Campos e Anhembi, na região de Botucatu, na Emef Professora Dalva Calhim Abud e Escola Estadual Valentim do Amaral. No Estado de São Paulo, mais vinte cidades farão a experiência de transmissão de boletins de urna por linha de transmissão de dados.

VOTAÇÃO NA REGIÃO

Na manhã deste domingo, a votação transcorreu sem registro de denúncia ou problemas na votação em Cafelândia e nos dois municípios vizinhos: Guarantã e Júlio Mesquita. Apenas uma urna foi substituída por volta das 13h30, por apresentar problema.  

Na Zona Eleitoral de Garça (70 quilômetros de Bauru), que inclui Alvinlândia, Gália, Fernão e Álvaro de Carvalho, não houve incidentes durante a votação até o início da tarde, segundo informação dos funcionários do cartório. Só Alvinlândia houve registro em uma das urnas de votação, sendo necessária a substituição de uma delas. E, até o início da tarde não havia mais novidades, com exceção dos problemas como orientações na documentação e dúvidas comuns do dia da votação.

Em Bariri (56 quilômetros de Bauru), que faz parte da 19º Zona Eleitoral juntamente com  Itaju, o andamento estava tranquilo durante toda votação, segundo o chefe da zona eleitoral, Leonardo Araújo de Oliveira. Houve a substituição de uma urna na cidade de Itaju, por ter apresentado problema, por volta das 9h.

Uma urna também foi substituída na cidade Igaraçu do Tietê (71 quilômetros de Bauru), que faz parte da 200ª Zona Eleitoral de Barra Bonita. Ela teria apresentado um problema por volta das 8h30, logo no início das votações na cidade.

Na 007ª Zona Eleitoral de Agudos (13 quilômetros de Bauru), que inclui Paulistânia, a votação transcorre normal, de acordo com o chefe do cartório, Fernando Pinheiro Caveni. Ele inclusive lembrou uma preocupação com a limpeza nas cidades, incentivado pelas autoridades de ambos os locais.

Em Jaú, houve a troca de cinco urnas com defeito durante o processo de votação entre as 10h e 13h30, informa o Cartório da 63ª Zona Eleitoral. Na Zona Eleitoral 241º, que inclui Bocaina, Itapuí, Dois Córregos e Mineiros do Tietê, houve três trocas de urnas (uma em Bocaina e duas em Dois Córregos).

Fonte: JCNet