Notícias

Clipping – A Bola – Em Angola, quase metade da população ainda sem registo de nascimento

20-02-2019

O Governo angolano admitiu que 46% da população ainda não tem registo de nascimento, reconhecendo dificuldades também na emissão de bilhetes de identidade e de cédulas.

 A informação foi avançada pela diretora nacional do Arquivo e Identificação Criminal e Civil do Ministério da Justiça e Direitos Humanos de Angola, Felismina Manuel, que salientou que as províncias com mais documentos de identificação são as de Luanda, Benguela, Huíla, Uíje e Cabinda.

«Vou dar a mão à palmatória: temos dificuldades sim. A nossa base de dados tem nove milhões de bilhetes de identidade», disse Felismina Manuel, citada pela rádio pública angolana.

 
Segundo dados do último censo geral da população, de 2014, cerca de 54% dos angolanos tem registo civil, o que corresponde a 13,7 milhões de habitantes, dos quais cerca de 11 milhões se encontram em áreas urbanas e os restantes em zonas rurais.

Ainda de acordo com esse censo geral, Angola contava, então, com mais de 25 milhões de habitantes, estimando-se que possa atingir os 30 milhões em 2020.

 

Fonte: A Bola