Notícias

Clipping – Bocaina Informa – Cartório de Bocaina registrará primeiro casamento homoafetivo da história

12-12-2018

Cidade tem 12 mil habitantes e deve oficializar o primeiro casamento gay da história no próximo dia 22 

A cidade de Bocaina deve oficializar no próximo dia 22 o primeiro casamento gay da história A cidade conta com 12 mil habitantes e vive um momento histórico. A cidade possui um único Cartório de Registro Civil fundado em 1.891, este será o primeiro casamento homoafetivo que será registrado pelo Tabelião.

De acordo com informações obtidas pela reportagem já foram realizados na cidade outros casamentos entre pessoas do mesmo sexo mas nenhum teria sido registrado oficialmente em Cartório.

O casal vive junto há cerca de 10 anos e deve se casar com união parcial de bens universal, nele, todos os bens adquiridos antes ou durante a união são passíveis de partilha em um futuro divórcio. A festa deve reunir cerca de 50 convidados em uma chácara em um condomínio residencial em Bocaina.

O casal conversou com a reportagem na tarde desta terça-feira (11) e contou um pouco sobre a expectativa para o casamento. José Francisco Souza, 59 anos é paranaense de Santo Antônio da Platina, já teve um relacionamento heterossexual que resultou em um casal de filhos. José diz que recebe visitas constantes dos filhos e um deles será padrinho do pai.

Para a irmã de Donizete Moura, o que importa mesmo é ver a felicidade do irmão. Luzia Moura disse que desde o início apoiou a ideia e que a sociedade é preconceituosa não apenas com gays. “O preconceito é mais presente do que podemos imaginar em nosso dia a dia.” Luzia também será uma das madrinhas do casal.

De acordo com Donizete a oficialização da relação não tem nenhuma relação com a eleição de Jair Bolsonaro (PSL). Donizete conta que a legalização da união já estava nos planos do casal desde o início do ano.

Segundo dados divulgado pelo site de notícias Uol, A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpensp), por exemplo, já registrou 81 uniões homoafetivas em cartórios de toda a região, só no mês de outubro. Entre os motivos apontados para o aumento estariam as declarações do presidente eleito em relação ao assunto.

O união estável de casais homoafetivos completou 5 anos em maio de 2018. A união civil de pessoas do mesmo sexo foi declarada Legal pelo Supremo Tribunal Federal em 2013. O Conselho nacional de Justiça publicou uma resolução que permitiu aos Cartórios registrarem o casamento homoafetivo. 

 
Fonte: Bocaina Informa