Notícias

Câmara dos Deputados: Seminário debate ‘custo Brasil’ e desburocratização

06-03-2018

A Frente Parlamentar da Desburocratização promove hoje, na Câmara dos Deputados, um seminário nacional sobre as exigências burocráticas que, segundo especialistas, travam os investimentos e a atividade econômica no Brasil e representam um prejuízo de R$ 46 bilhões por ano.

O seminário vai abordar problemas e propor soluções para o excesso de burocracia no governo, na gestão pública, no comércio exterior, na logística, nas patentes e na área tributária.

Para o presidente da frente parlamentar, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), o excesso de burocracia no País tem reflexos imediatos em áreas como portos, geração de energia e carga tributária. Segundo ele, um navio pode levar até 30 dias para descarregar e carregar produtos, enquanto em outros países isso leva apenas três dias, aumentando, em sua opinião, o chamado ‘custo Brasil’.

Colatto defendeu mudanças nos cartórios, para encurtar caminhos e as exigências de documentação. E propôs alteração na legislação ambiental. “Hoje nós temos projetos que levam dez anos para ser liberados. Mas na verdade, de um modo geral é a burocracia que não anda”, disse.

Entre os palestrantes convidados estão o ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilh, presidente do Conselho Nacional da Desburocratização; os ministros Blairo Maggi, da Agricultura, e Osmar Terra, do Desenvolvimento Social; além do presidente do Sebrae, Afif Domingos, e especialistas.

Hora e local
O seminário será realizado no auditório Nereu Ramos, das 14h às 19h. Veja aqui a programação completa.

Reportagem – Antonio Vital
Edição – Roberto Seabra

Fonte: Agência Câmara