Notícias

Câmara dos Deputados: Comissão promoverá debate no RJ sobre uso de blockchain na gestão pública

25-05-2018

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados realiza nesta manhã, no Rio de Janeiro, reunião para debater o uso de blockchain na gestão pública, no desenvolvimento econômico e no combate à corrupção.

O deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), que sugeriu o debate, ressalta que a tecnologia blockchain é conhecida também como protocolo da confiança e visa à descentralização como medida de segurança. “São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado”, explica o parlamentar.

“A blockchain é vista como a principal inovação tecnológica do Bitcoin [moeda virtual], visto que é uma prova de todas as transações na rede. Seu projeto original tem servido de inspiração para o surgimento de novas criptomoedas e de bancos de dados distribuídos”, afirma Otavio Leite.

Convidados

Foram convidados para o evento:
– o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação do Banco Central, Marcelo Yared;
– o analista de Sistemas do Departamento de Desenvolvimento de Sistemas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Gladston Moises Arantes Junior;
– o inspetor e assessor na Superintendência de Fiscalização Externa da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Jorge Alexandre Casara;
– o pesquisador da área de inovação do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio) Gabriel Aleixo;
– o diretor da Escola de Negócios da PUC-Rio, Paulo Cesar Motta;
– o presidente da Foxbit Serviços Digitais, João Canhada;
– o diretor executivo da Rede Entropia, Thiago Canellas.

O debate está marcado para as 9h30, no auditório RDC na PUC-Rio.

Fonte: Agência Câmara