Notícias

Brigado com ‘Darth Verde’, Anakin ‘Skywalker’ busca refúgio em Cuiabá

27-05-2022

Não precisa ser um fã de carteirinha da saga Guerra nas Estrelas (Star Wars), muito menos um bom entendedor do universo nerd, para reconhecer a máscara de cor preta e a voz robótica capaz de meter medo em qualquer um. Estamos falando de Darth Vader, personagem central e vilão dos filmes Star Wars.

Morando em Cuiabá, Anakin Alves, 16, divide algo em comum com Darth Vader: o nome. Na saga, o personagem carrega o nome de Anakin Skywalker, o mesmo nome escolhido pelo pai de Anakin, Rullyan Alves.

Cursando eletrotécnica no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), o jovem tem como passatempo construir elementos que fazem parte da cultura nerd, colocando em prática os conhecimentos adquiridos no curso. “No tempo livre eu faço máscaras, capacetes, desenhos e tudo mais”, conta Anakin.

Conforme relata o adolescente, o pai sempre foi fã de Star Wars e planejou a escolha de Anakin Skywalker, caso fosse menino e Padmé Amidala (par romântico de Anakin na saga Star Wars), se fosse menina, o que acabou gerando contenda na família. “Minha mãe disse que não vai ser esse nome, é loucura colocar o nome do garoto assim”, conta Anakin, que, após muita discussão entre todos os envolvidos, o pai conseguiu registra-lo com o nome que tanto queria.

Ele narra ao GD as dificuldades enfrentadas para ter o nome que carrega hoje. “A moça do cartório não queria colocar Skywalker porque iria soar como sobrenome, até que depois de muita insistência, ela aceitou e meu pai pensou que tinha vencido, mas depois minha mãe veio com outro registro sem o Skywalker, falando que era o oficial”, conta o estudante.

Com a reprovação e estranhamento inicial da família, o jovem cresceu sem entender o significado do próprio nome, até que por volta dos 9 anos de idade teve o primeiro contato com o universo Star Wars. “Eu e meu pai, a gente brincava de sabre de luz, eu encenava o ato em que o Anakin virava o Darth”, relembra Anakin, que passou boa parte da infância frequentando eventos dedicados a cultura nerd, na companhia do pai.

A relação dele com o pai, conhecido como “Darth Verde” foi construída com base em referências do mundo geek. Anakin, assim como o pai, é torcedor do Goiás Esporte Clube, time do estado natal do jovem, que tem como cor oficial o verde, justificando o apelido “Darth Verde”.

Anakin morou com o pai em Goiás até 2021, quando a convivência entre os dois começou a apresentar dificuldades, chegando ao ponto de partirem para a briga, como narra Akanin. “Aí eu falei com minha tia e ela disse, vem pra Cuiabá, eu pago a passagem e você começa a estudar aqui” relembra o jovem ao citar a coincidência com os filmes, onde a relação conturbada entre pai e filho, representada por Anakin e Luke Skywalker é destaque.

Os planos do estudante incluem terminar o curso de eletrotécnica ao mesmo tempo em que constrói seu próprio sabre de luz, sabre esse que já tem até planta estruturada em um papel, como mostra o jovem à reportagem. Futuramente, se tiver filhos, Anakin planeja nomeá-los de Luke Skywalker e Leia Skywalker, revela o dono dos cães que levam o nome de chewbacca, han solo, Darth, leia e walka.

Anakin finaliza a entrevista questionado sobre seus personagens favoritos do universo nerd, e afirma que entre Marvel e DC, a preferência é pelos companheiros do Homem Aranha, apesar de pedir ,entusiasmado, uma foto de sua camiseta do Flash, herói da DC.

Fonte: Gazeta Digital