Notícias

Arpen-SP promove curso de Grafotécnica e Falsidade Documental em Bauru

20-07-2017

Bauru (SP) – Neste último sábado (06.05), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) realizou mais um curso de Grafotécnica e Falsidade Documental no interior de São Paulo, na cidade de Bauru. Clique aqui e veja as fotos do Curso.

Com a presença de 108 participantes, o curso foi ministrado pela professora e perita judicial Mara Cristina Tramujas Calabrez Ramos, e teve como objetivo preparar oficiais e colaboradores dos cartórios extrajudiciais para identificar fraudes.

O diretor da regional de Bauru, Alexandre Mateus de Oliveira, fez a abertura do curso e destacou que a “iniciativa da Arpen de trazer esse curso para o interior é fundamental, porque os falsários estão cada vez mais se aprimorando, e não podemos ficar para trás”. “ Nós temos que correr atrás, com a tecnologia, para combater essas tentativas de fraude no cartório”, finalizou.

Dividido em partes teórica e prática, o curso permitiu que os alunos pudessem ver, por meio de instrumentos importantes para análise, como lupas e luzes especiais, como as falsificações acontecem e identificá-las.

A professora aproveitou para frisar que o objetivo não é transformar os participantes em peritos, mas sim, que o cartório desenvolva um Procedimento Operacional Padrão (POP) para que todos realizem a análise da mesma forma. Ela também mostrou toda evolução histórica na prática dos atos dos fraudadores e toda a metodologia utilizada. “O fraudador é muito rígido, não é multifuncional, por isso que ele é bom” ressaltou.

Durante a palestra foram destacados momentos frágeis que podem desencadear erros, como a grande quantidade de documentos e final de expediente com balcão cheio. Todas essas situações podem levar ao erro caso não se tenha cuidado. “Tem que aprender a trabalhar nesse universo. Um funcionário seguro é rápido, eficaz e eficiente no processo de análise”, frisou a perita.

Para Ricardo Gallego, oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais de Lençóis Paulista, o curso foi relevante e profícuo. “Para que possamos garantir autenticidade, eficácia e segurança jurídica de nossos atos. A Dra. Mara foi, realmente, excelente em nos mostrar toda evolução histórica na prática dos atos dos fraudadores”, encerrou.

Ricardo Borges Geraldo, escrevente do 1º Subdistrito de Bauru, também elogiou o conteúdo. “O curso é uma especialização ótima para nós, que acabamos aprendendo como identificar a documentação, assinatura e rasura”.

“O curso é muito importante porque visa a padronizar o serviço entre os cartórios. Nós precisamos ter o mesmo grau de segurança e passá-lo para o cidadão. Fazer análise dos documentos de forma que não ofenda e que possamos informar, saber ter esse conhecimento de quando um documento é válido ou não” afirmou Débora Misquiati, oficial do Registro Civil de Arealva.

Com apenas 19 anos e há nove meses no Registro Civil de Guaimbê, a auxiliar de cartório Bruna Caloura assegurou que o curso é importante para uma melhor análise da documentação. “É interessante, vimos coisas que não sabíamos. Pensei que o curso seria bem teórico, não achei que fosse do jeito que foi. Achei bem dinâmico, todo mundo participou. Gostei bastante” frisou.

Atento a tudo que foi falado, Fernando Pallavicini, oficial do Registro Civil de Piraju, disse que vai implementar o método sugerido pela professora no curso. “O curso é excelente, com uma ferramenta ótima para conhecer o conteúdo todo e tudo aquilo que o termo falsidade envolve. É bastante amplo, muito mais do que eu imaginava e é uma ferramenta que tem que ser implementada no cartório, sim, por medida de segurança, que é um dos produtos que trabalhamos”.

O diretor da regional avaliou o curso muito bem, tanto a abordagem da perita quanto o envolvimento dos participantes, “além do conteúdo teórico, que foi muito bem abordado, a parte prática acho que é essencial para o treinamento dos funcionários”. “Cada falsário tem uma especialidade e esse curso do jeito que é amplo e prático, acho que engloba a maioria das especialidades” finalizou.

Confira alguns depoimentos:

Cristiano Sales Becheli – Escrevente – 1º Cartório de Notas de Assis

O curso é bom para aprendermos a identificar o documento certo como é nossa atividade notarial dia a dia.

Caio Luis Priolo Rocha – escrevente – Cartório 2º Registro Civil de Bauru

Esse curso é muito importante para estarmos reciclando o que sabemos, evitando qualquer tipo de documento falso que possa aparecer.

Bruna Luisa Fabri – escrevente substituta – Registro Civil de Boraceia

O curso esta sendo importante para poder ter segurança jurídica na hora de fazer o serviço. Eu vou saber quais elementos olhar no documento ou cheque que pode ser trazido em meu balcão.

Joice Natália Fernandes – escrevente autorizada – Registro Civil de Itaju

Para mim, o curso contribui para prestar mais atenção quando receber algum documento, na hora de reconhecer alguma firma, ou seja, ter mais cuidado ao receber documentos. Além de agregar no meu aprendizado.

Matheus de Souza Benvindo – auxiliar de escrevente – 2º Registro Civil de Botucatu

Nos dias de hoje a falsificação de documento é uma coisa diária para nós. O curso está ajudando tanto na prevenção desses documentos falsos.

Ricardo Borges Geraldo – escrevente designado – 1º Subdistrito de Bauru

Para o nosso dia a dia é ótimo, porque vai agregar muito no nosso serviço, inclusive, dar uma garantia aos nossos clientes de qualidade do serviço.

Alysson Merlo – oficial e tabelião de Salto Grande

Este curso é bastante importante para nós e para nosso aperfeiçoamento na análise dos documentos. A professora nos passou alguns detalhes para que possamos fazer uma aferição melhor na análise de documentos e evitar de autenticar ou reconhecer um documento que tenha sido adulterado. Ajudará bastante na nossa análise documental.

Geisa Natália Pinto – escrevente – Registro Civil de Dois Córregos

É muito interessante esse curso porque vai agregar conhecimento na hora de atender o público. Nunca tivemos problemas com documentos falsos, porém na nossa cidade o problema é sempre o documento mais antigo que já ocorreu de olhar o material e não identificar a pessoa. Estamos sempre orientando, mas é interessante essa forma de analisar o documento e evitar a fraude.

Fernando Pallavicini – Oficial do Registro Civil de Piraju

O curso é excelente com uma ferramenta ótima para conhecer o conteúdo todo e tudo aquilo que o termo falsidade envolve. É bastante amplo, muito mais do que eu imaginava. É uma ferramenta que tem que ser implementada no cartório por medida de segurança que é um dos produtos que trabalhamos, que é a segurança jurídica. E sem esse conhecimento fica difícil fornecer este produto.

 

Fabiana de Albuquerque Garcia – substituta do oficial de Registro Civil e Notas da Comarca de Jaú – Potunduva

Para nós, funcionários do cartório, o curso é de muita importância pelo fato de aprender um pouco mais os detalhes dos documentos em sua análise. Eu já havia feito esse curso com as funcionárias e resolvi fazer novamente e adoramos.

Lucas da Silva Peres – Tabelião do Tabelionato de Notas e Protesto de Pirajuí

O curso foi muito importante, trouxe todos os colaboradores que atuam na serventia. A exposição dela foi bem didática, e a parte prática vai ser muito útil para nós. Vou criar todos os procedimentos para padronizarmos. Foi um prazer estar aqui e trazer todo mundo para prestigiar.