Notícias

AnoregBR – Anoreg/BR realiza reunião da Diretoria Colegiada do mês de agosto

Durante o encontro online foram tratados assuntos que impactam a classe

19-08-2021

Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) realizou nessa quarta-feira (18.08), a reunião do mês de agosto de sua Diretoria Colegiada, com a presença de presidentes das Anoregs Estaduais, dos Institutos Membros e ex-presidentes. Durante o encontro online foram tratados assuntos que impactam a classe.

Os projetos, que impactam a classe extrajudicial, em tramitação no Congresso Nacional foram apresentados no encontro virtual. Entre eles, a Proposta de Emenda à Constituição nº 377, de 2014, que visa alterar a composição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com a inclusão de mais dois membros – um notário e um registrador, que serão indicados pela entidade nacional representativa da atividade. Na ocasião, também foi feita a exposição das ações monitoradas pela Assessoria Jurídica da Anoreg/BR, como o acompanhamento da implementação da Resolução 389/2021 do CNJ, que dispõe do acesso à informação.

Na reunião, foi apresentada a análise estadual com informações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para a criação de cartilhas sobre o assunto e a indicação de assessores de tecnologia e jurídicos para a implementação das normas da nova Lei. A Assessoria jurídica será gratuita para os cartórios de pequeno porte.

A cooperação assinada pela Anoreg/BR, a pedido do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para participação e divulgação da Campanha Sinal Vermelho – Violência Contra a Mulher também foi apresentada no encontro. O objetivo é incentivar todos os cartórios a participarem da iniciativa e terem conhecimento de como agir no caso de uma mulher apresentar o sinal “X” feito com batom vermelho (ou qualquer outro material) na palma da mão ou em um pedaço de papel. A Anoreg/BR está desenvolvendo uma campanha de divulgação sobre o assunto.

No encontro virtual, ainda foi divulgada a renovação de parcerias em diversas áreas, como financeira, tecnológica e de saúde, por meio do Anoreg Club, para garantir descontos e benefícios para todos os associados da Anoreg/BR.

Por fim, ainda, foi informada a nova data da cerimônia de premiação da etapa Nacional do Prêmio Qualidade Total das Anoregs (PQTA) 2021. O evento será realizado no dia 25 de novembro, de forma online. Na ocasião, também será realizada a cerimônia de premiação do primeiro Prêmio Nacional das Anoregs (PNA).

 Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/BR