Cursos realizados

Santos recebe Workshop “Gestão Notarial e Registral” da ANOREG/SP

Santos (SP) – Neste sábado (15.07) notários e registradores da baixada Santista participaram do Workshop “Gestão Notarial e Registral”, no Mendes Plaza Hotel, em Santos, com o objetivo de fornecer técnicas sobre Administração de Cartórios e Gestão Tributária e Fiscal de Serventias.

A representante da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP), Fernanda Mimura de Camargo Penteado, agradeceu os presentes e falou sobre os benefícios dos workshops. “Os workshops visam aprimorar os nossos conhecimentos em todas as áreas do cartório para que possamos aplicar no dia a dia, sempre pensando em melhorar o atendimento para a população”, destacou.

O Workshop teve início com Valério Brisot, especialista em administração de empresas e gestão ambiental e auditor líder APCER em sistemas de gestão da qualidade, com 25 anos de experiência em implementação de sistemas de gestão. O auditor começou sua palestra sobre “Gestão Administrativa” formando grupos entre os participantes, que puderam levantar seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças no trabalho das serventias.

“A serventia funciona como qualquer organização, então precisa ter um gerenciamento. Eu apresento situações bastante práticas e objetivas e, com os workshops, eles conseguem praticar os exercícios psra aplicar no cartório”, falou Brisot, que discorreu também sobre produtividade e formas de avaliação da qualidade, por meio de premiações e certificados, como o ISO 9001:2015 e o Prêmio de Qualidade Total da Anoreg/BR (PQTA).

Antonio Herance Filho, tratou de questões relativas à “Gestão Fiscal” nas serventias. O coordenador tributário da Consultoria INR e coeditor das Publicações INR discorreu sobre o envolvimento dos Notários e dos Registradores brasileiros com o Direito Tributário e, referindo-se a cada um dos participantes, afirmou: “Você não fica, em sua Unidade notarial ou de registro, um dia sequer sem pensar ou sem falar em tributos”.

Tiveram espaço na manifestação do palestrante as distinções entre “Livro Caixa” e o “Livro Diário Auxiliar”, instrumentos que não se confundem. “Enquanto o livro Diário Auxiliar (das NSCGJ), serve para a demonstração da saúde financeira da Unidade e da correta aplicação da tabela de emolumentos, o livro Caixa (da legislação tributária federal), deve ser escriturado, exclusivamente, para os fins de apuração do IRPF “Carnê-Leão”. Ao ensejo, falou sobre a dedutibilidade de despesas, dando espaço aos presentes para apresentarem dúvidas a respeito do tema.

Na última manifestação do dia, o advogado Anderson Herance, coordenador trabalhista da Consultoria INR e coeditor das Publicações INR, iniciou a sua participação abordando a reforma trabalhista, aprovada na véspera, apontando as modificações mais importantes introduzidas na legislação hoje vigente. Disse que a reforma, antes mesmo de entrar em vigor, deverá sofrer alterações ou ajustes, já que assim acordaram os Poderes Executivo e Legislativo.

O palestrante ainda encontrou tempo para apresentar relevante obrigação dos empregadores. Na verdade, concluiu a sua apresentação tratando da obrigatoriedade de contratação de aprendiz, figura que não se confunde com a do estagiário.

Veja as impressões e comentários de alguns dos participantes:

“Esse evento contribui muito para que nós titulares possamos ter uma visão mais profissional da gestão da serventia. Eu, enquanto titular recém-assumido, consigo, com as ferramentas que foram disponibilizadas através do curso, pensar em novas estratégias de gestão de forma a aprimorar a qualidade da prestação do serviço que é a nossa meta número um”. Henrique Resende Siqueira, oficial do 2º Tabelionato de Notas de São Vicente.

“Estamos aqui com todos os responsáveis do setor. As palestras são muito produtivas. Eu já tinha aprendido algumas coisas na faculdade de Tecnologia de Segurança do Trabalho como, por exemplo, 5S e PCMSO, mas na prática de cartório eu nunca tive essa visão, então consegui ampliar o meu conhecimento”. Mariana José da Conceição da Silva, escrevente do Registro Civil das Pessoas Naturais de Interdições e Tutelas da Comarca de Guarujá 

“Estou aprendendo bastante coisas novas e o que podemos fazer para agilizar o atendimento na serventia”. Karoline Pereira Pacheco, escrevente no 2º Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos da Comarca de São Vicente 

“É muito interessante esse foco na gestão de qualidade. A metodologia é ótima e ajuda na melhoria do nosso serviço”. Raphael Morane Alexandre, auxiliar no 1º Registro de Imóveis da Comarca de Santos 

“É muito importante ter esse envolvimento dos gestores e dos colaboradores com relação aos temas de Administração e Gestão Tributária e Fiscal”. Simone da Silva Moura, Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de Itanhaém

“Trouxemos um grupo de quatro pessoas para o evento. Eu acho muito importante aprender sobre gestão, nós prestamos um serviços para várias entidades e para o público em geral, então é importante ter essa noção para melhorar o nosso serviço para público” Paulo Medeiros, Registro de Imóveis de Itanhaém